Derrotas seguidas fazem Timão de 2015 ser pior em clássicos do que com Mano

Quem via o Corinthians jogar nas primeiras semanas da temporada cravava a equipe como candidata a qualquer título que disputasse a partir de então. O tempo, porém, tratou de provar o contrário mais ou menos a partir da segunda quinzena de abril. De lá para cá, o Alvinegro amargou quatro derrotas seguidas quando enfrentou seus três rivais.

O Corinthians disputou sete clássicos nesta temporada, tendo vencido dois, empatado um e perdido quatro (um deles nos pênaltis). Para efeito de comparação, o aproveitamento de 33% fica abaixo dos 50% conquistados pela equipe quando esteve sob comando de Mano Menezes nos oito clássicos disputados em 2014.

A má fase chama a atenção porque Tite não costumava se dar mal contra os rivais do Corinthians. O técnico chegou a acumular 16 clássicos seguidos sem perder para Palmeiras, Santos ou São Paulo, mas a sequência caiu neste ano.

Tudo começou quando Petros desperdiçou pênalti na semifinal do Campeonato Paulista e permitiu que o Palmeiras sentenciasse a primeira eliminação corintiana em seu novo estádio. Três dias depois, o Timão teve oportunidade de responder no Majestoso que fechava a fase de grupos da Copa Libertadores, mas acabou derrotado no Morumbi por 2 a 0.

Sergio Barzaghi/Gazeta Press

Antes irretocável em clássicos, Tite atualmente tem problemas a resolver para Timão voltar a vencer rivais

Nas semanas seguintes o Corinthians acabou eliminado do torneio continental e entrou de vez em parafuso. Começou o Campeonato Brasileiro claudicante e chegou fragilizado ao dérbi contra o Palmeiras. Em vez de se vingar da desclassificação sofrida para o arquirrival no Paulistão, acabou tomando 2 a 0 em casa.

No último sábado, a visita à Vila Belmiro terminou com o mesmo grau de amargura para o Alvinegro. O placar mínimo a favor do Santos culminou na terceira derrota corintiana em oito rodadas de Brasileirão, do qual saiu do G4 devido ao mau resultado.

A última vitória corintiana contra algum de seus rivais foi em 8 de março, quando venceu o São Paulo no Morumbi por 1 a 0 no Paulistão. Nova oportunidade de sair vencedor de um clássico será novamente fora de casa no Majestoso, em 7 de agosto, desta vez pelo Campeonato Brasileiro.

Confira abaixo a sequência de clássicos disputados pelo Timão em 2015:

8 de fevereiro – Paulistão – Palmeiras 0 x 1 Corinthians
18 de fevereiro – Libertadores – Corinthians 2 x 0 São Paulo
8 de março – Paulistão – São Paulo 0 x 1 Corinthians
5 de abril – Paulistão – Corinthians 1 x 1 Santos
19 de abril – Paulistão – Corinthians 2 (5) x (6) 2 Palmeiras
22 de abril – Libertadores – São Paulo 2 x 0 Corinthians
31 de maio – Brasileirão – Corinthians 0 x 2 Palmeiras
20 de junho – Brasileirão – Santos 1 x 0 Corinthians

Fonte: Gazeta Esportiva

Veja Também