CBF promete padronizar gramados, e sugere grupo de técnicos no Whatsapp

Depois do encontro de técnicos da Série A do Campeonato Brasileiro, em 27 de abril, a CBF anunciou nesta terça-feira que irá padronizar os tamanhos e a qualidade dos gramados dos estádios brasileiros. O ofício foi publicado no site oficial da entidade, e sugeriu até a criação de um grupo de Whatsapp só dos treinadores para que sejam debatidas as mudanças.

De acordo com o documento, a sugestão feita pelo técnico Levir Culpi, do Atlético-MG, está sendo implementada desde já. “A demanda do técnico já constava como prioridade da Diretoria de Competições da CBF para 2015, e seu esboço já estava desenhado antes mesmo da reunião com os técnicos da Série A”.

Ainda no comunicado, a CBF informa que a solicitação de Vanderlei Luxemburgo, quando ainda estava no Flamengo, já foi atendida e está em fase de testes. “A ferramenta pré-sumula para que a CBF auxiliasse os clubes na verificação do status dos cartões amarelos e das penalidades oriunda do STJD foi implementada. A ferramenta já está criada e à disposição dos clubes, sendo testada, para que seja devidamente aprimorada”.

Divulgação/Bruno Cantini/Atlético-MG

Padronização do tamanho e da qualidade dos gramados brasileiros entrou em pauta na CBF depois de conversa com os técnicos da Série A do Brasileirão

Confira o comunicado na íntegra:

Ofício DCO/GER-238/15

Prezados Senhores:

Diante do questionamento da Diretoria de Seleções quanto ao “follow- up” das sugestões dos treinadores no “1o Encontro de Técnicos da Série A” pertinentes à Diretoria de Competições, temos a informar que:

a) Foram dois os pleitos relacionados diretamente à Diretoria de Competições (DCO): uma ferramenta que auxiliasse os clubes na verificação de irregularidades de jogadores e um projeto que focasse em métricas e qualidade dos gramados em todo o país. Cumpre-nos lembrar que ambos os projetos já constavam para 2015 na apresentação da Diretoria de Competições realizada no evento.

1. Pré-súmula

A ferramenta de pré-súmula foi criada a partir do pleito do técnico Vanderlei Luxemburgo, então treinador do CR Flamengo, para que a CBF auxiliasse os clubes na verificação do “status” de cartões e penalidades oriundas do STJD; ?

1. Em 23/06 foi implementada a ferramenta para todos os clubes da Série A, ou seja, em menos de dois meses do evento; lembramos que o evento com os treinadores ocorreu em 27/04; ?
2. A ferramenta ficará um período em homologação onde solicitamos que os clubes testem-na exaustivamente para que possamos aprimorá-la; ?
3. ADCOdestinouumfuncionárioexclusivopararecebimentode feedbacks e ajustes da ferramenta. ?

2. Gramados – Padronização de Métricas e Qualidade

• O projeto era prioridade para o ano de 2015 e seu esboço já estava desenhado antes da reunião com os técnicos; ?
• Com a sugestão do técnico Levir Culpi, treinador do Clube Atlético Mineiro, aceleramos o processo que contou com as seguintes etapas: ?

1. Finalização da formatação do Projeto em parceria com os responsáveis pela gestão do Fundo de Legado da Copa do Mundo de 2014 – REALIZADO; ?
2. Envio do projeto para aprovação da FIFA – REALIZADO;
? 3. Aprovação do projeto pela FIFA – REALIZADO; ?
4. Envio dos valores via Fundo de Legado – REALIZADO; ?
5. Constituição da Comissão Nacional de Inspeção de ?Estádio (CNIE) composta por Engenheiros e Agrônomos ?especialistas – REALIZADO; ?
6. Primeira reunião da CNIE para pontapé inicial nos ?trabalhos da Comissão visando prioritariamente a implementação do projeto GRAMADOS e suas etapas – 15/07.
? 7. Previsão de início do Projeto Gramados – segunda quinzena de agosto. ?

b) Um pleito que foi direcionado à Comissão de Arbitragem (CA) e imediatamente atendido consistia em preservar a área técnica dos treinadores, permitindo à arbitragem intervir apenas na ocorrência de atos que violassem as regras; ?

c) A marca da nova CBF, que tomou posse em 16/04 é se manter sempre aberta a sugestões. Sendo assim, para todos ficarem a par do andamento dos projetos e para sugestões diversas, sugiro a criação de um grupo do aplicativo Whatsapp de todos os técnicos da Série A e parte da Diretoria que lida com competições – Marketing, Registro, Competições e Seleções, na pessoa dos seus diretores.

Fonte: Gazeta Esportiva

Veja Também