Clubes sul-americanos criam liga para enfrentar a Conmebol; Brasileiros faltam

Dentre os 40 times que participarão da Copa Libertadores da América em 2016, os dirigentes de 15 deles se reuniriam em Montevidéu, com direito a alguns dos mais conhecidos do continente, como Boca Juniors, River Plate, Cerro Porteño e Colo Colo. O encontro marcou a fundação da Liga Sul-Americana de Clubes de futebol. A inciativa busca que as agremiações que participarem do torneio recebam, por exemplo, uma quantia maior referente às cotas de televisão.

Nenhum dos clubes brasileiros compareceu ao encontro. Entretanto, segundo declarações do presidente do Peñarol, Juan Pedro Damiani, evidencia-se que, ao menos, dois times do Brasil aderiram ao projeto: Corinthians e Atlético-MG (ambos cabeças de chave).

“Consideramos que sim, na comissão negociadora (uma das três comissões criadas) estão as equipes cabeças de chave, intrinsecamente, o Brasil está confirmado”, relatou.

O presidente do San Lorenzo, campeão da Libertadores em 2014, resumiu a iniciativa da Liga.

“O objetivo final é proteger o futebol e, sobretudo, a imagem do futebol sul-americana diante do mundo”, afirmou Matías Lammens.

O Boca Juniors é um dos clubes mais expressivos dentro da união, com seis títulos do torneio conquistados. Por isso, o presidente Daniel Angelici mostrou-se satisfeito com a iniciativa e quer levá-la adiante.

“Este grande passo que se deu hoje vai fazer com que, a curto prazo, possamos sentar à mesa das negociações, tanto dos direitos de transmissão quanto dos patrocinadores. Queremos transparência. Queremos que quando saímos de uma reunião da Conmebol, as pessoas não perguntem o que recebemos, e sim o que fizemos pelo futebol sul-americano. Não é possível que os clubes não saibam que contratos a Conmebol assina. Agora, vamos pedir para fazer parte das decisões”, declarou.

reuniao liga sul americana 11012016 ogbkj8uhg9ay1qxzdunhxgpbw Clubes sul americanos criam liga para enfrentar a Conmebol; Brasileiros faltam
Dirigentes de 15 clubes se reuniram para fundar a Liga Sul-Americana de Clubes de futebol (Foto: Divulgação/Peñarol)

Confira abaixo os clubes que participaram da reunião.

Boca Juniors, River Plate, San Lorenzo e Racing – Argentina

Colo Colo, Universidad Católica e Universidad de Chile – Chile

Peñarol, Nacional e River Plate – Uruguai

Cerro Porteño e Olimpia – Paraguai

Sporting Cristal e Club Melgar – Peru

Liga Deportiva Universitaria – Equador



Fonte: Gazeta Esportiva

Veja Também